O que é DICOM?

DICOM é a abreviação para Digital Imaging Communications in Medicine (ou comunicação de imagens digitais em medicina). Pode ser definido como um conjunto de normas para armazenamento e transmissão de informação médica (imagens médicas) num formato eletrônico, isto inclui o formato de arquivo e um protocolo de transmissão.

Foi criado por um comitê formado a partir da união entre American College of Radiology (ACR) e do National Electrical Manufacturers Association (NEMA), com a finalidade de solucionar o problema da babel de formatos de arquivos, imagens e informações gerados por equipamentos e fabricantes diferentes, dentro das aplicações de imageamento médico. O grupo trabalhou desde 1983, produzindo 3 padrões. O terceiro é o DICOM, publicado em 1992 e usado até hoje. 

WorkList DICOM

Possibilita eliminar a digitação dos dados do paciente nos aparelhos de exame que possuem essa tecnologia, agilizando os atendimentos. O cadastro do paciente no aparelho fica mais completo e preciso, o que nem sempre ocorreria devido ao volume de trabalho dos profissionais e à sua consequente falta de tempo.

PAM – Preenchimento Automático de Medidas

Um dos principais módulos do sistema elimina erros de digitação e transcrição nas medidas do laudo médico, pois as mesmas são identificadas diretamente no aparelho de exames. O tempo de permanência do paciente no hospital é reduzido consideravelmente.

DICOM Print

Modalidade geralmente usada por aparelhos de Tomografia e Ressonância Magnética para imprimir imagens em impressoras Laser, Dry ou qualquer outra.

Translate »